Para fechar a C3, seja previsível!

BETO, MAS E A AUTORIA?

A Competência 03, em sua Matriz de Referência, no 5º nível, usa a AUTORIA para separar a nota máxima, 200 pontos, neste critério dos 160 pontos.

Confesso que, em uma primeira análise, talvez mais ansiosa e pouco preparada, o aluno tende a acreditar que AUTORIA é ser ORIGINAL, CRIATIVO, talvez INOVADOR.

Começaremos este post resolvendo de uma vez por todas esse dilema: ser AUTORAL não é ser ÚNICO.

Afinal, como ser ÚNICO em meio a 5 MILHÕES de redação. Isso não existe.

O QUE É AUTORIA, ENTÃO, PROFESSOR?

Voltemos à competência 03. A Matriz de Referência, no mesmo manual, é esmiuçada, esclarecida e definida a partir de sua Grade Específica. E a interpretação da banca para o mesmo 5º nível, substituindo a palavra AUTORIA, é Projeto de Texto ESTRATÉGICO.

Logo, para o ENEM, ser autoral é ser ESTRATÉGICO.

Claro, estamos falando de uma banca racional. Essa que entende que em um primeiro dia de prova com 90 questões e redação, distribuídos em apenas 5 horas e 30 minutos, não há espaço para CRIATIVIDADE.

Criatividade sob pressão não é treinável. Você não receberá uma luz dos céus e, então iluminado, fará a melhor redação da sua vida no dia de maior pressão dos seus parcos anos.

 COMO TER ESTRATÉGIA?

Sendo previsível. Ou melhor, tendo previsibilidade. Na verdade, você precisa dos dois.

Vamos lá. Por que você deve ser previsível?

O corretor deve perceber sua intencionalidade. Ou seja, ele deve perceber a sua intenção em projetar uma redação.

Para ser intencional, você precisa ser repetitivo. O que eu estou querendo te dizer é que a sua estratégia deve ser ESCANCARADA na redação. O corretor deve perceber que aquele texto foi feito com intencionalidade.

 COMO SER REPETITIVO, BETO?

Primeiro, apresente todos os elementos do seu Projeto de Texto logo na introdução. É isso mesmo. Todos os elementos devem aparecer no primeiro parágrafo do texto. Apresente o tema, contextualizado por um repertório; a tese e os assuntos.

Para isso, utilize a seguinte sequência:

APRESENTAÇÃO DO REPERTÓRIO______________________. TRANSIÇÃO PARA O TEMA ___________APRESENTAÇÃO DO TEMA. APRESENTAÇÃO DA TESE _______________. APRESENTAÇÃO DOS ASSUNTOS ________________.

Logo depois, repita em cada um dos desenvolvimentos essa outra sequência:

TÓPICO FRASAL (RETOMADA DO ASSUNTO E DO TEMA)

ARGUMENTAÇÃO

COMPROVAÇÃO

 ÔH, BETO, MAS N FICA MUITO REPETITIVO NÃO?

Para você, que fez o projeto, o rascunho, fez 100 redações nesta estrutura: fica sim.

Para quem está corrigindo aquele texto pela primeira vez, em 3 minutos, precisa de organização para não se perder na leitura e ainda precisa verificar se você teve a intenção de organizar o texto: NÃO.

Entende? Já vai salvando este post, tem muito curso pago que não te entrega o que você está lendo. Inclusive, se você chegou até aqui, manda nos comentários: #eurepitoo1000 para eu entender que este conteúdo foi útil para você.

 OK, MAS O QUE TRAZER NO PROJETO?

Agora, começamos a falar de previsibilidade. Você também precisa dela.

O tema do ENEM é imprevisível. Ninguém sabe qual será. Nem mesmo o carinha da rede social vizinha que insiste em dizer que o INEP soltou o tema do ENEM ou que as redações são baseadas em leis.

“Então, como eu terei previsibilidade, Beto?”

Simples. Controle aquilo que não depende do tema, e sim do contexto de criação que o envolve.

TODO TEMA DO ENEM É UM PROBLEMA SOCIAL, QUE ACONTECE NO BRASIL TODO, NÃO TÃO POLÊMICO E DIVIDIDO EM NÚCLEO E RECORTE.

 AGORA QUE SEI O CONTEXTO O QUE EU PRECISO LEVAR PARA A PROVA?

Você precisa da seguinte lista:

Repertórios específicos para vários temas, porque, por aproximação, poderá utilizá-los no tema do ENEM.

Caso não lembre de nenhum, tenha repertórios por eixos temáticos. Repertórios que se encaixam com a maioria dos temas que vêm daqueles eixos. São 07 eixos, por sinal.

Deu branco, tenha os repertórios coringas. Estes se encaixam com todos os temas que já cobrados pela banca. Eles servirão para a sua redação, se não tiver nenhum mais específico.

Problema resolvido. Tenha causas recorrentes. As causas são os motores do seu texto. Elas serão utilizadas como TESE, ASSUNTOS E ARGUMENTAÇÕES.

Tenha agentes e medidas comuns. Separe as intervenções das suas redações e catalogue os elementos que mais aparecem.

COMO FAZER ISSO, BETO?

Tenha um método. Eu e meus mais de 2700 alunos temos o método JNR. Tudo isso que eu te disse neste post se transforma em mais de 175 aulas dentro da nossa comunidade.

A boa notícia é que dá tempo de sair do mais absoluto ZERO e chegar aos 900 ainda neste ano de 2021.

E, para te provar que a sorte está do seu lado, eu venho te dizer que as inscrições do Juntos na Redação estão abertas. Basta participar do processo seletivo que está em minha BIO.

Não tem competência 03 que resiste a trabalho duro, método e constância. Vamos JUNTOS.

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