Desenvolvimento nota máxima

  • Post category:Desenvolvimento
  • Reading time:3 mins read
  • Parágrafo:

Além disso, torna-se claro como a mídia manipuladora, aliada à visão de mercado, cristaliza a violação do idoso em sociedade. Esse quadro advém da conduta unicamente mercadológica dos veículos midiáticos que invisibilizam os idosos em suas programações, visto que as empresas de comunicação se norteiam por uma visão puramente econômica, ao direcionar seus conteúdos para jovens e adultos, visando o maior engajamento do público que é traduzido em lucro. Essa reflexão pode ser confirmada pela afirmação do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, para quem “Na era de informação, a invisibilidade é equivalente a morte”, já que o apagamento midiático vivido pelos idosos solidifica a morte social dessa minoria e aprofunda sua desvalorização e exclusão do projeto nacional. 

  • Elementos do parágrafo:

ASSUNTO: MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA

TESE: MENTALIDADE CAPITALISTA

TEMA: MARGINALIZAÇÃO DO IDOSO NA SOCIEDADE

REPERTÓRIO: “Na era de informação, a invisibilidade é equivalente a morte” – Zygmunt Bauman, sociólogo polonês.

  • Sequência estratégica:

01 – TÓPICO FRASAL;

02 – ARGUMENTAÇÃO;

03 – TRANSIÇÃO PARA A CITAÇÃO;

04 – CARACTERIZAÇÃO DO EMISSOR;

05 – APRESENTAÇÃO DO TRECHO CITADO;

06 – ARGUMENTO DA RELAÇÃO PROPOSTA.

Além de mídia ser um assunto muito flexível, a citação utilizada se encaixa bem nos contextos de invisibilidade midiática, isto é, quando a mídia conduz sua narrativa para marginalizar tópicos que não compõem seus interesses mercadológicos ou ideológicos.

Deixe um comentário